BlogB-Cure LaserJoelhos, entenda o porquê doem

Joelhos, entenda o porquê doem

Por ser uma das articulações mecânicas mais utilizadas e por sustentar grande parte do peso corporal, o joelho é uma das mais afetadas partes do corpo, com vários tipos de lesões. Dentre as patologias mais comuns que acometem a região, existem a artrite nos joelhos, inflamação no menisco, osteoartrite, artrite reumatoide, dor nas juntas do joelho e outras.

Uma vez que esta articulação é necessária para levantar, andar, correr e sentar, ela é uma das mais importantes e mais usadas partes do corpo. Isto faz com que dores no joelho sejam muito comuns. Cerca de 80% das pessoas com 45 anos ou mais sofrem de dor aguda ou crônica no joelho

As causas da dor no joelho incluem rupturas nos ligamentos, artrite, lesões ou inflamação no menisco, inflamação do tendão da rótula (tendinite), osteoporose, artrite reumatoide, cartilagem desgastada ou devido a problemas mecânicos e infecções.

Observa-se que o sobrepeso pode ser um dos motivos causadores das dores no joelho e das patologias mencionadas acima. Quanto maior é o peso imprimido, maior a chance de se ter patologias e dores nas articulações.

Patologias: Tipos de lesões e como tratar a dor no joelho

Para todos os casos, é importante salientar a necessidade de um diagnóstico médico. Ortopedistas e reumatologistas são os médicos mais indicados para diagnóstico e acompanhamento do quadro clínico dos joelhos.

Osteoartrite no joelho

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, osteoartrite é o mesmo que osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa. A osteoartrite (artrose) é uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos como “bicos de papagaio”.

Artrite reumatoide no joelho

É uma doença autoimune em que anticorpos são produzidos contra o próprio organismo. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a causa da artrite reumatoide é desconhecida e acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens. Inicia-se geralmente entre a idade de 30 a 40 anos e sua incidência aumenta com a idade.

Artrite séptica no joelho

Oriunda de um agente infeccioso que atingiu  a região diretamente como, cirurgias, traumas e infiltrações articulares. Se comporta exatamente como uma infecção, apresentando dores, inchaços, febre e, inclusive, vermelhidão.

Tratamento para dor no joelho

Antes de realizar qualquer um dos tratamentos para dor no joelho, é recomendado que haja um diagnóstico médico, para saber a causa da dor, e ter um acompanhamento do quadro clínico. Existem vários tipos de tratamentos para dor no joelho, alguns são com analgésicos e antiinflamatório para joelhos, outros com exercícios físicos, ou com baixa temperatura, proporcionando assim um alívio para a dor. Listamos abaixo, os tipos de tratamentos mais comuns para dor no joelho:

  • Medicamentos para redução de dor e inchaço (Analgésicos e antinflamatórios).
  • Exercícios para melhorar o movimento e força.
  • Perda de peso, a fim de reduzir a sobrecarga nas articulações dos joelhos. 
  • Crioterapia (Bolsa de gelo).
  • Laserterapia (tratamento com laser de baixa intensidade ou soft laser).
  • Hidroterapia.
  • Exercício físico.
  • Alongamento.
  • Cirurgia de substituição do joelho (para um joelho gravemente danificado em caso de artrite reumatoide).
  • Drenagem cirúrgica.
  • Antibióticos.

Laserterapia como tratamento para dor no joelho

Laserterapia é um dos tratamentos para dor no joelho, prático, rápido, indolor e não gera qualquer tipo de dependência ou efeitos colaterais. É um dos únicos que, além de aliviar a dor, atuam na causa do problema. A laserterapia é uma bioestimulação que ocorre nos tecidos vivos, estimulando a geração de ATP, o que libera endorfina e proporciona alívio da dor nos joelhos e estimula a regeneração tecidual, melhorando a saúde geral do joelho. 

O B-Cure Laser é um aparelho de laserterapia, a base de soft laser (conhecido também como laser de baixa potência, laser de baixa intensidade, ou laser frio), de uso domiciliar e profissional, projetado para alívio de lesões crônicas e agudas, bem como para tratamento de  inflamação.

Fale conosco e solicite um orçamento sobre o B-Cure Laser


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FBX Medical

© FBX MEDICAL 2024 · Política de Privacidade

Entre em contato via WhatsApp