BlogB-Cure LaserO que é Fibromialgia?

O que é Fibromialgia?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, Fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que apresenta dores por todo o corpo, sobretudo na musculatura. 

A Fibromialgia é uma patologia bastante comum. Destaca-se o público feminino como maior público afetado. 

Mesmo podendo ocorrer em qualquer idade, o público mais afetado pela Fibromialgia está na faixa etária dos 30 aos 60 anos. 

O diagnóstico da Fibromialgia é clínico, ou seja, não há necessidade de exames laboratoriais para identificar se o paciente está ou não com a síndrome. Vale ratificar que os motivos para uma pessoa desenvolver um quadro fibromiálgico é desconhecido. Porém, observa-se que a FM pode aparecer após um evento traumático, seja ele físico, psicológico ou por uma grave infecção. Sabe-se que, em média, 50% dos pacientes com Fibromiálgicos apresentam quadros de depressão, o que sugere alguma correlação entre ambas patologias.

Fibromialgia, como identificar?

Além das dores no corpo, a Fibromialgia costuma apresentar sintomas como: fadiga (cansaço), sono insuficiente (acordar como se não tivesse descansado), alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão, alterações intestinais entre outros. 

As mais conhecidas características da Fibromialgia são: sensibilidade extrema ao toque e compressão da musculatura. 

Fibromialgia, qual médico procurar?

O clínico geral costuma ser o primeiro profissional que identifica o quadro clínico de Fibromialgia. Após o diagnóstico, porém, é o reumatologista quem irá acompanhar o quadro clínico do paciente fibromiálgico. 

Fibromialgia, como tratar e como aliviar a dor?

A Sociedade Brasileira de Reumatologia, relata que existem formas distintas de tratar e aliviar a dor em pacientes fibromiálgicos, com e sem a injeção de medicamentos. Após o diagnóstico adequado do médico, serão prescritos os tratamentos adequados para este paciente. 

   1. Tratamentos medicamentosos para Fibromialgia: 
  1. Remédios analgésicos 
  2. Remédios antidepressivos
  3. Relaxantes musculares
  4. Neuromoduladores
   2. Tratamentos não medicamentosos para Fibromialgia: 
  1. Exercícios físicos terrestres
  2. Exercícios físicos aquáticos
  3. Fisioterapia
  4. Psicoterapia
  5. Laserterapia

Laserterapia no tratamento da Fibromialgia

Em artigos científicos de estudo de casos, observa-se a utilização do laser de baixa intensidade no tratamento e alívio da dor para pacientes Fibromiálgicos. Um artigo publicado no Scielo, relata que o laser é recomendado, principalmente para o alívio da dor. O estudo mostra que houve uma melhora significativa no alívio da dor, inclusive no bem estar e na qualidade de vida dos pacientes que receberam tratamento com laser. 

O CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) também traz evidências de que a Laserterapia é um recurso que demonstra grande potencial em redução e alívio da dor em pacientes fibromiálgicos

Laserterapia se mostra como um recurso terapêutico eficaz, sem contra indicações e efeitos colaterais, gerando grandes benefícios: tratando a causa e aliviando a dor.

Laserterapia é um tratamento natural para Fibromialgia, pois trata-se de uma bioestimulação. O feixe de laser estimula os tecidos das áreas em que o paciente sente dor, o que, por sua vez, provoca uma reação dos sistemas do corpo (conhecida como bioestimulação), que produzem substâncias analgésicas e anti-inflamatórias, as quais são transportadas pela corrente sanguínea para a área afetada.

Dentre os benefícios da Laserterapia no tratamento de Fibromialgia, podemos observar alguns pontos importantes: 

  • Estímulo e aumento na produção de ATP.
  • Liberação de hormônios como serotonina e endorfina.
  • Maior circulação sanguínea na região tratada.
  • Relaxamento muscular.

O tratamento de Fibromialgia com Laserterapia, proporciona relaxamento muscular, melhora a circulação sanguínea na região, além de proporcionar alívio da dor de maneira satisfatória em curto, médio e longo prazo. 

Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia; Scielo e CREFITO

Fale conosco e solicite um orçamento sobre o B-Cure Laser


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FBX Medical

© FBX MEDICAL 2024 · Política de Privacidade

Entre em contato via WhatsApp