• Blog

Morte encefálica e doação de órgãos. E a extrema importância da tecnologia.

Morte encefálica e doação de órgãos. E a extrema importância da tecnologia.

O diagnóstico da morte encefálica (ME) e as decisões relacionadas a doação de órgãos são temas sensíveis e acontecem em um momento delicado.
Momento em que a educação e a tecnologia de ponta podem ajudar na tomada de decisões.

Apesar da notificação de ME ser compulsória, no Brasil, de cada oito potenciais doadores, apenas um é notificado. Um dos fatores primordiais para reversão desse cenário é o tempo e a qualidade do diagnóstico de ME e consequentemente a declaração do mesmo à família assim que ocorra. Obtendo assim, pela família, a permissão da retirada de órgãos e tecidos para transplante em tempo hábil.

Há poucos anos esse diagnóstico levava em torno de uma hora, precisava ser realizado com contrastes específicos e uma aparelhagem robusta ao qual o paciente precisava ser transportado da unidade que se encontrava até o local do exame.
Perdia-se muito tempo e inúmeras doações eram impossibilitadas.

A diferença de minutos no diagnóstico de ME pode salvar inúmeras vidas, a boa notícia, é que a tecnologia pode ajudar a reconhecer os dados vitais do paciente de forma a concluir o diagnóstico de maneira ágil.
Hoje contamos com o equipamento de Doppler Transcraniano dedicado, Dolphin, equipamento de excelência tecnológica dedicado a patologias cerebrovasculares como o diagnóstico de ME.

O sistema Dolphin é portátil, podendo ser levado ao leito, com protocolos intuitivos e dedicados a ME, oferece a opção de realizar exames não invasivos para detectar o fluxo sanguíneo nas artérias intracranianas e o diagnóstico de ME. Procedimentos que podem ser concluídos em menos de 10 minutos.

Levando em consideração os momentos desafiadores nos quais são tomadas as decisões consequentes ao diagnóstico de ME, e o número insuficiente de doadores, é fundamental disseminar o conhecimento ao maior número de pessoas e utilizar a melhor tecnologia para trazer precisão e agilidade aos procedimentos necessários à doação de órgãos. Assim conseguiremos reduzir o tempo de espera na lista de transplantes e salvar o maior número possível de vidas.

Fique a vontade para nos contactar via direct, whatsapp ou através de um representante (21) 97107-1001 – www.fbxmedical.com

#doacaodeorgaos #morteencefalica #dopplertranscraniano #dolphin #salvarvidas #diagnostico #fbxmedical #viasonix

Ficou interessado?

Envie sua dúvida ou solicitação sobre nossas soluções para um de nossos especialistas.

© FBX Medical 2021 | Política de privacidade