• Blog

As vantagens do sistema de Doppler Transcraniano dedicado com relação a dispositivos de imagem por ultrassom

As vantagens do sistema de Doppler Transcraniano dedicado com relação a dispositivos de imagem por ultrassom

Nesta revisão, tentaremos cobrir alguns dos muitos benefícios do uso de Doppler Transcraniano (DTC) dedicado com relação ao uso de um dispositivo de imagem por ultrassom. Esse equipamento de imagem também é conhecido como TCDI, ultrassom com doppler colorido, dispositivo de imagem, Duplex, imagem em modo B, TCCD ou sistema duplex colorido transcraniano.

DTC dedicado é conhecido como o padrão ouro para medições do fluxo sanguíneo cerebral:

O equipamento de DTC dedicado é o dispositivo mais popular mundialmente em hospitais ou clínicas para medições transcranianas e normalmente pode ser encontrado no departamento de Neurocirurgia/Neurologia, na UTI, UTI Neurológica e na sala de cirurgia.

Embora exista a possibilidade de se utilizar equipamentos de imagem de ultrassom para realizar medições de fluxo sanguíneo transcraniano, eles não são dedicados a esses tipos de aplicações e estão focados principalmente em imagens de carótidas, cardíacas e vasculares periféricas.

Os benefícios do DTC sobre a imagem de ultrassom:

De acordo com a Society of Vascular Ultrasound (SVU), a máquina DTC tem melhor penetração do feixe e melhores taxas de detecção de vasos. Esta determinação é em parte devido à sonda do Doppler dedicado ser relativamente menor e mais leve, comparado com as dimensões de uma sonda de ultrassom de imagem, que são geralmente muito maiores, fatores que podem resultar em uma mudança de resultados significativos.

O Feixe menor de uma sonda de DTC dedicado tem melhores chances de penetrar nas janelas temporais, normalmente pequenas. A janela temporal, se existir, permite medições dos fluxos sanguíneos dentro do Círculo de Willis.

Aplicações de DTC dedicado que não se podem medir com dispositivos de ultrassom de imagem:

Monitoramento Bilateral Contínuo um capacete bilateral dedicado permite monitorar o fluxo sanguíneo cerebral por várias horas no DTC lab, UTI Neurológica ou ambientes de Sala de Cirurgia. Um capacete robótico automatizado, como a sonda robótica avançada Dolphin/XF, simplifica o monitoramento de fluxo sanguíneo cerebral para médicos ou técnicos, oferecendo uma tecnologia mais intuitiva e consequentemente a necessidade de menos tempo de especialização do profissional para utilização do aparelho.

O monitoramento bilateral com o DTC dedicado é amplamente utilizado na sala de cirurgia. É especialmente útil durante endarterectomia, cirurgia cardíaca e bypass cerebrovascular.

As principais aplicações clínicas do monitoramento com DTC são:

  • Garantir o fluxo sanguíneo adequado para o cérebro,
  • Examinar o efeito de perturbações clínicas e farmacológicas,
  • Contar os êmbolos gasosos ou sólidos que fluem para a circulação cerebral,
  • Avaliar a capacidade autorregulatória cerebral.

É importante ressaltar que os dispositivos de imagem por ultrassom não possuem recursos de monitoramento de fluxo sanguíneo cerebral e não podem ser usados ​​para essas necessidades clínicas padrão.

Contagem de êmbolos durante o teste do forame oval patente (FOP) mesmo existindo a possibilidade de utilizar dispositivos de imagem de ultrassom para diagnosticar o FOP, eles não são dedicados a esse tipo de aplicação. Você terá que contar cada microbolha manualmente. Os equipamentos de DTC dedicado, e particularmente o sistema Dolphin, têm um protocolo dedicado e à capacidade de contar automaticamente o número de microbolhas que transitam para o cérebro. Esta contagem é feita separadamente para cada injeção de bolha para avaliar a gravidade do shunt da direita para a esquerda. A mais recente tecnologia no campo com o protocolo de “HITS Analysis”, incluída no Dolphin, permite analisar cada êmbolo suspeito individualmente e marcar HITS como artefatos ou vice-versa.

Os dispositivos de imagem por ultrassom não são projetados para suportar esta aplicação clínica comum do FOP.

Teste de Apneia e reatividade vasomotora (RVC) Somente os sistemas de DTC dedicados permitem que você obtenha uma avaliação da capacidade colateral cerebral e da reatividade vasomotora do paciente. Dispositivos de DTC dedicados avançados, como o Dolphin, podem acompanhar um capacete de monitoramento ou uma sonda de monitoramento robótico especial, como DolphinXF. Esses capacetes ajudam a obter um sinal bilateral estável em ambos os lados da cabeça do paciente e permitem que protocolos de testes especializados dedicados guiem o usuário passo a passo pelo procedimento do teste.

Uma vez que o exame é concluído, o sistema do DTC calcula automaticamente o Índice de Retenção da Respiração (BHI) relevante, a capacidade de reatividade vasomotora (RVC) e outros parâmetros para economizar muito tempo valioso no exame e melhorar o diagnóstico clínico.

Vantagens da portabilidade do DTC dedicado:

Os equipamentos de imagem de ultrassom de última geração geralmente são bastante volumosos, geralmente ocupam muito espaço, portanto, raramente você os encontrará à beira do leito na UTI ou na sala de cirurgia. Embora existam equipamentos portáteis de imagem por ultrassom, eles não se destinam a aplicações de detecção de êmbolos e monitoramento bilateral, que são muito comuns nesses departamentos.

Os equipamentos de DTC dedicado são geralmente muito menores e ocupam menos espaço. Equipamentos de DTC dedicado avançadas, como o Dolphin, são pequenos, portáteis e leves o que os tornam ideal para medição do fluxo sanguíneo cerebral à beira do leito.

Vantagens do DTC dedicado com relação ao custo:

A faixa de preço do equipamento de imagem por ultrassom comparado ao preço de uma máquina de Doppler Transcraniano Dedicado é outro fator importante. Mesmo os equipamentos de DTC dedicado de ponta são geralmente muito mais econômicas do que os dispositivos de imagem de ultrassom de ponta.

Então, quanto custa um equipamento de Doppler Transcraniano? Depende de modelos específicos, configurações, pacotes de software e conectividade de rede. Sinta-se à vontade para nos informar suas necessidades para forneceremos informações sobre preços do Dolphin.

Vantagens do DTC dedicado em termos de operação:

Os operadores de um equipamento de imagem por ultrassom precisam saber como mudar do modo B para o modo M e aumentar o zoom em locais “interessantes” específicos até obter todas as informações necessárias e tudo isso enquanto seguram a sonda no vaso medido.

Os exames do DTC dedicado são muito mais intuitivos, tomemos como exemplo o sistema Dolphin, que possui uma interface de usuário intuitiva e de renome mundial, o dispositivo guiará o operador através das fases do protocolo e tornará a operação do Doppler Transcraniano dedicado muito simples. Além disso, incluirá exibições Power M-Mode e Phasic M-Mode para ajudar o operador a encontrar rapidamente o vaso sanguíneo cerebral desejado.

Palavras finais:

 Estamos entrando no 40º ano da introdução da tecnologia de DTC dedicado. O DTC dedicado não é apenas relevante e popular, mas também está evoluindo com inovações e tecnologias, como sondas robóticas, análise de HITS e conectividade direta ao EMR.

Fale conosco e solicite um orçamento sobre o Dolphin

Ficou interessado?

Envie sua dúvida ou solicitação sobre nossas soluções para um de nossos especialistas.

© FBX Medical 2021 | Política de privacidade